terça-feira, 28 de agosto de 2012

O QUE É FILOSOFIA?

1- O que é Filosofia?
·         Philosophia (Philos = amigo, amor + Sophia = sabedoria = Amigo ou amante da sabedoria).
·         Para Platão a primeira virtude do filósofo é admirar-se (thaumátsen - disposição) para problematizar e entrar na busca da verdade não para possuí-la, mas simplesmente para buscá-la.
·         Aristóteles – todos os homens tendem por natureza ao saber
·         Roger Garavoy – O homem é um feixe de perguntas. O homem tem a capacidade de refletir, buscar a sabedoria, mas não a possuir.
·         J. Maritain – A Filosofia sempre busca as causas primeiras de tudo o que é.
·         Pitágoras – o filósofo reflete e faz a crítica, é como uma Feira livre, uns compram, outros vendem e o filósofo apenas observa. A Filosofia usa o saber em proveito do homem para desenvolver seu senso crítico.
·         Eutídemo – de que adianta o homem transformar pedra em ouro se não souber o que fazer com o ouro.
·         Martim Heidegger – Filosofia é episteme (competência em grego). Episteme deriva do particípio epistámenos = homem competente e hábil. A filosofia surge do espanto (pathos – carrega a filosofia e impera em seu interior).

1.2 – Paidéia:
·         Ideal educativo que compreendia, na Grécia antiga, não só os conhecimentos, mas também as artes e a formação do caráter.  Posteriormente em Roma, identificou-se com o conceito de humanismo.

1.3- Divisão histórica da Filosofia:
·         1.3.1- Filosofia Antiga / Grega – Século VI A.C. de 585 a.C. a 529 d.C. (Sócrates, Platão e Aristóteles).
·         1.3.2- Filosofia Medieval / Patrística – Século II ao século VII. (Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino).
·         1.3.3- Filosofia Medieval / Escolástica Século V ao século XVI – Filosofia como serva da Teologia.
·         1.3.4- Filosofia Moderna – Séculos XVII ao início do século XVIII. O empirismo de Francis Bacon, Hobbes e Locke. O racionalismo de Descartes, Pascal, Malebranche, Spinoza e Leibniz. Temos o iluminismo de Motesquieu, Kant, o enciclopedismo de Voltaire, Rousseau, etc.
·         1.3.5- Filosofia Contemporânea – Século XIX, ano de 1900. Idealismo de Fichte, Schelling, Hegel, Schopenhauer. Positivismo de Comte, Teine, Stuart Mill e Spencer. Neopositivismo, Circulo de Viena com o positivismo lógico e a epistemologia francesa de Gaston Bachelard. Fenomenologia de Franz Brentano, Edmund Husserl, Max Scheler, Nicolai Hartmann, Heidegger, Sartre e o existencialismo/ Marx e o marxismo etc.

Exercício para casa:
1) Segundo Platão, qual é a primeira virtude de um Filósofo?
2) O que Eutídemo queria dizer quando afirmou: “De que adianta o homem transformar pedra em ouro se não souber o que fazer com o ouro”?

2 – O nascimento da Filosofia.:
·         Vários filósofos pré-socráticos não acreditavam em um princípio material para a natureza. Pensavam haver um princípio lógico, como se a natureza fosse estabelecida por um pensamento.
·         A passagem da consciência mítica e religiosa para a consciência racional e filosófica não foi feita de um salto. Esses dois tipos de consciência coexistiram na sociedade grega durante um bom tempo.
·         Podemos observar uma diferença entre o pensamento mítico e a filosofia nascente. Surgem as divergências entre os pensadores e pluralidade de explicações a respeito do princípio de todas as coisas.
·         Com isso, estaríamos justificando a perspectiva comumente aceita da ruptura entre mythos e logos. No entanto, estudiosos como Conford se preocuparam em encontrar os elementos que, apesar das diferenças, mostrassem como o pensamento filosófico nascente ainda tem vinculações com o mito.
·         Conford observou, por exemplo, que a física jônica é a expressão de um pensamento filosófico racional e abstrato, pois é justificado por argumentos, sem recorrer a explicações sobrenaturais.
·         Ex: Hesíodo – a partir do Caos, a Deusa Gáia (Terra) gerou por segregação os Deuses Urano (Céu estrelado) e Pontos (Mar). Depois se uniu a Urano dando início às gerações divinas. O que presidiu e assegurou essa união foi o Deus Eros, princípio de coesão do universo.
·         Conford descobre a mesma estrutura de pensamento dos filósofos jônicos quando afirmam que, de um estado inicial de indistinção, separam-se pares opostos – quente e frio, seco e úmido – que vão gerar os seres naturais: o céu de fogo, o ar frio, a terra seca, o mar úmido. Para eles, a ordem do mundo deriva de forças opostas que se equilibram reciprocamente, e a união desses opostos explica os fenômenos meteóricos, as estações do ano e o nascimento e morte de tudo o que vive.
·         Portanto, na passagem do MITO À RAZÃO, há uma continuidade no uso comum de certas estruturas de explicação e uma ruptura quanto à atitude das pessoas diante de tal pensamento.
·         O mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, enquanto a Filosofia problematiza. A Filosofia rejeita explicações sobrenaturais.
·         A natureza dessacralizada inaugura o pensamento racional e positivo.
·         A Filosofia busca a coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos, o debate e a discussão; organiza-se em doutrina e surge, portanto como pensamento abstrato.

Exercício para casa:
3) Além das diferenças de linguagem entre poesia e prosa, podemos observar outra diferença importante entre o pensamento mítico e a filosofia nascente. Qual é essa diferença?
4) Conford para provar que não houve uma ruptura radical entre Mythos e Logos demonstrou que o pensamento filosófico nascente ainda tem vinculações com o mito. Como ele provou sua teoria?
5) Na Grécia o Filósofo é também o homem do saber científico. Por quê?
Mapa Conceitual

Nenhum comentário:

Postar um comentário